Antes de tudo, a horta orgânica é exatamente a mesma que a horta regular, tirando o fato de não utilizar fertilizantes ou pesticidas sintéticos. Isto pode dificultar certos aspectos, como o controle de doenças, insetos, e ervas daninhas. Dessa forma, a jardinagem biológica requer mais atenção ao solo e às muitas necessidades das plantas.

Formas de cultivar o solo

Primeiramente, comece observando o solo. Você deve adicionar regularmente matéria orgânica, a fim de mantê-lo produtivo. De fato, o composto é essencial para a salubridade e bem-estar das plantas cultivadas organicamente. Assim, o composto pode ser feito a partir de folhas, flores mortas, restos de vegetais, cascas de frutos, estrume, e muitas outras coisas.

O solo ideal tem uma cor escura, cheiro doce, normalmente está cheio de minhocas. Dessa forma, alguns solos podem necessitar de mais aditivos naturais do que o composto normal, tais como farinha de ossos, fosfatos de rocha, ou verduras. Um simples teste de solo fará você encontrar o equilíbrio do PH.

Como prevenir os insetos na horta orgânica?

Uma coisa que faz com que mesmo os jardineiros experientes sofram é os insetos nas plantas. A melhor maneira de defender as plantas contra os incestos é tomar medidas preventivas. Uma coisa que pode ser feita é garantir que as plantas sejam saudáveis não devem ficar extremamente húmidas ou secas porque os insetos geralmente atacam plantas insalubres, quando estão saudáveis, conseguem muitas vezes ultrapassar os pequenos danos causados pelos insetos. Ter uma variedade de plantas é uma boa ideia para evitar que pragas de um determinado tipo de planta destruam todo o jardim.

Talvez a melhor maneira de se defender contra os insetos seja tornar o seu jardim atrativo para os predadores de insetos, tais como joaninhas, pássaros, sapos, e lagartos. Você pode fazer isso mantendo uma fonte de água próxima, ou cultivando plantas que atraem insetos que se alimentam de néctar. Outras ideias são armadilhas pegajosas, barreiras, e coleiras de plantas. Existem algumas receitas caseiras que também previnem contra os insetos, como sabonetes inseticidas, alho e pimenta quente.

Como evitar doença nas plantas?

Para evitar doenças das plantas na horta orgânica orgânica, escolha plantas resistentes a doenças e plante nas suas melhores condições. Muitas doenças propagar-se-ão devido à humidade constante e má circulação do ar, por isso o local da sua horta e a forma como é regada podem ajudar a garantir contra as doenças.

As ervas daninhas podem ser uma parte irritante e frustrante da jardinagem biológica. A cobertura vegetal orgânica pode atuar como uma barreira contra as ervas daninhas, mas para uma proteção ainda melhor coloque uma camada de jornal, ou cartão debaixo da cobertura vegetal. O glúten de farinha de milho retardará o crescimento de ervas daninhas se for espalhado no início da estação antes da plantação, tal como a solarização. Há também a arte antiquada da enxada e do puxar das mãos que funciona sempre. A sua melhor aposta na prevenção de ervas daninhas é a persistência. Puxe com enxada o que puder.

A jardinagem orgânica é uma excelente forma de assegurar que as suas plantas estarão livres e limpas de todos os pesticidas e, se forem bem tratadas, serão tão saudáveis quanto possível. Aorta orgânica pode levar mais tempo e cuidado do que a jardinagem regular, mas depois que você pegar o jeito e descobrir todas as necessidades do seu jardim, vale a pena o tempo extra.

Conseguiu compreender um pouco mais sobre como cultivar uma horta orgânica? Fique sempre por dentro dos nossos artigos acompanhando o nosso blog. Além disso, acompanhe de perto as atualizações nas nossas redes sociais, facebook e instagram.